Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Bolo Tradicional e Rico de Frutas

Bolo Tradicional e Rico de Frutas (Traditional Rich Fruit Cake)

Essa receita foi traduzida do livro Wedding Cakes de Mich Turner.É um bolo tradicional é úmido e contêm Tâmaras secas, ameixas e damascos secos, além de groselhas, passas e passas dourada. Deixando um sabor mais marcante e menos doce. O melado dá um sabor rico. O ideal é assar o bolo com 8 semanas de antecedência.

Ingredientes
1 xícara de groselhas sem sementes (eu não achei groselhas substitui por Tâmaras)
1 xícara de passas douradas
1 xícara de passas Californiana (eu usei a nacional mesmo)
¼ de xícara de ameixas secas, cortadas em 3 pedaços
¼ de xícara de Tâmaras picadas
¼ de xícaras de damascos, cortados em 3 pedaços
¼ de xícaras de cereja em conserva, cortadas em 3 pedaços
5 colheres (sopa) de Brandy (40% de álcool) (eu usei conhaque)
Raspas da casca de uma laranja
Raspas da casca de um limão
Suco de uma laranja
Suco de um limão
1 ½ xícara de farinha de uso geral
1 colher de (chá) gengibre em pó
2 colheres de (chá) canela em pó
1 ½ colher (chá) de noz-moscada em pó
½ xícara de manteiga em temperatura ambiente
½ xícara mais 1 colher (sopa) de açúcar dourada (apertar o açúcar na xícara)
2 ovos grandes, batido
½ colher (sopa) de melado de cana
2 colheres (sopa) de amêndoas picadas

Modo de Preparo
1 – Misture as groselhas, as passas douradas, as passas escuras, as ameixas, os damascos, as cerejas com o Brandy e o suco da laranja e do limão, e as raspas da laranja e do limão. Deixe absorver por 72 horas. (24 horas se preciso).
2 – Pré-aqueça o forno a 135ºC, Unte o fundo e as laterais de uma forma de 15 cm de diâmetro, coloque papel manteiga e unte novamente. Peneire a farinha, o gengibre, a canela e a noz-moscada. Bata o açúcar com a manteiga até ficar fofo, junte os ovos batidos com o melado, batendo a cada adição e até incorporar.
3 - Junte algumas colheradas da mistura de farinha na mistura cremosa, para prevenir que empelote. Cuidadosamente misture o restante da farinha e as frutas que estavam de molho. (se sobrar, separe o caldo) e as amêndoas picadas.
4 – Coloque a massa cuidadosamente dentro da forma já preparada e asse por aproximadamente 3 ½ horas ou até que inserindo um palito, esse saia limpo. Se o topo do bolo ficar corado e o bolo não estiver pronto, cubra a forma com papel alumínio (cuidado para não se queimar).
5 – Tire o bolo do forno e deixe esfriar na própria forma, depois de frio pincele o caldo que sobrou das frutas (caso não tenha sobrado, coloque um cálice de Brandy ou a bebida que foi usada). Embrulhe o bolo em papel manteiga e em papel alumínio e guarde dentro de um pote hermeticamente fechado.


Esse bolo pode ser armazeno por até 9 meses se coberto com marzipã e depois com pasta americana. E armazenado embrulhado e hermeticamente fechado.
Fiz esse bolo a pedido do meu pai, que queria um bolo de tâmaras. Por isso decidi substitui a groselha, que não encontrei, pelas tâmaras. Assei duas semanas antes e ficou delicioso. Preferi não fazer nenhuma cobertura e servimos junto às sobremesas no dia de Natal, foi aprovadíssimo por todos. Ficou delicioso. Valeu muito ter feito esse bolo e ter contido a ansiedade de esperar as duas semanas. Dizem que essa é a receita tradicional usada pelo Palácio de Buckingham, inclusive servido no último casamento real.



Nenhum comentário:

Postar um comentário